Fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário gerou revolta em alunos, pais, professores e funcionários em Rodelas-BA. Fotos: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR).
“Quem abre uma escola fecha uma prisão”. Essa frase escrita no século XIX pelo pensador francês Victor Hugo e reproduzida na manhã de hoje, dia 2 de março, pelo estudante Pedro Soares, 16 anos, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Rodelas-BA distante 116 km de Paulo Afonso, simbolizou a revolta de uma população, que ao longo dos 54 anos de existência da instituição, se orgulhou com o título de umas das melhores escolas da região nordeste da Bahia, mas que agora, e de forma inesperada se depara com o seu fechamento tendo como principal justificativa a baixa demanda de alunos na cidade, que possui um outro colégio, onde há também oferta de turmas do nível médio.
Todos os alunos e os servidores que fazem parte do quadro da instituição terão que ser transferidos para o Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, já a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de março. O Colégio Nossa Senhora do Rosário foi criado em 1964, dois anos após a emancipação política do município, sendo a primeira instituição de ensino a ofertar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio na cidade.
Aluna esperançosa chega ao colégio coberta pela bandeira do Estado Bahia para participar da reunião. Foto:
Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
A proposta apresentada pela SEC-BA foi considerada autoritária, porque não foi dialogada com professores, estudantes e famílias, os mais afetados pela mudança, ao contrário do que havia prometido na última segunda-feira (26/2), a Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação, Isabella Paim Andrade, numa reunião realizada em Salvador com professores e representantes políticos da cidade, de que no dia 2 de março enviaria uma equipe à escola com objetivo de uma avaliação técnica para somente depois tomar uma decisão. Todos se sentiram enganados.
Equipe da Secretaria Estadual da Educação antes da reunião com os professores do colégio. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Funcionários recepcionam equipe da Secretaria Estadual da Educação antes da reunião com os professores do colégio.
Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Em entrevista ao portal PA4, Maria Mazarelo do IREG garantiu a continuidade de acordo de cessão do prédio por 20, 30, 40 anos ou o tempo que for necessário, sem nenhum ônus para o Estado. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR).
O mais triste ainda é que o Governo da Bahia está fechando uma escola que formou brilhantes profissionais rodelenses e que somente nos últimos três anos foram dezenas de aprovados em universidades públicas nos mais concorridos cursos como Medicina, Engenharia Elétrica e Civil, Direito, Psicologia entre outros. O colégio possui carteiras em bom estado, quadra de esporte, todas as salas climatizadas, biblioteca bem conservada, auditório, áreas de convivência, sala de exposições de projetos estruturantes e televisores.
O sucesso e as conquistas da escola foram reconhecidos inclusive por Marcos Pires, atual Diretor do Núcleo Educacional do Território de Itaparica (antiga Direc 10) também presente à reunião de hoje. Ele também elogiou a equipe pedagógica da escola.
Marcos Pires (Diretor do NTE-24) e Gilvânia Moura (Diretora do Colégio Nossa Senhora do Rosário). Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Outro argumento utilizado pelo Estado é que o considerando o quantitativo de estudantes matriculados no ensino médio em Rodelas não havia mais necessidade do funcionamento de duas unidades. Como o prédio da Escola Nossa Senhora do Rosário não pertence ao Estado e sim ao IREG – Instituto Rodelense de Educação Gratuita através de termo de Cessão, a Secretaria optou pela manutenção do Colégio Dulcina.
O secretário municipal de Agricultura, Marcos David, representou o prefeito Geraldinho de Livino. Foto: Divulgação
“A secretaria estadual de educação decidiu porque ela vem fazendo um estudo de 5 anos sobre a demanda de matrículas no município e uma das decisões foi para o fechamento do ensino médio, não é o fechamento do colégio, porque o colégio o prédio não é nosso, é o fechamento do ensino médio, porque na cidade de Rodelas não tem alunos suficientes para estarem matriculados em duas escolas, então mesmo tendo aluno matriculado em duas escolas tinha professor excedente e salas vazias nos dois colégios., como o Colégio Nossa Senhora do Rosário, o prédio pé cedido não é nosso aí foi feita a opção da escola que o prédio é de propriedade do Estado, até porque o Estado não pode fazer investimentos de infraestrutura num colégio cedido”, explicou Marcos.
Diretora do Colégio Nossa Senhora do Rosário há 09 anos, Gilvânia Moura participou da última reunião realizada à porta fechada, em uma sala de aula, onde não foi permitida pela equipe do Estado a presença da imprensa, mas somente para ouvir o ultimato mesmo utilizando todos os argumentos para tentar sensibilizar os técnicos do Governo, mas foi em vão. Gilvânia estava acompanhada de suas vices, professores, vereadores e do representante do prefeito Geraldinho de Livino, secretário municipal Marcos David que indignado declarou ao portal PA4: “Está faltando respeito e democracia com os alunos no Governo da Bahia”.
Biblioteca do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA que está sendo fechado pelo Estado. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Sala de exposições de projetos estruturantes dos alunos do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA que está sendo fechado pelo Estado. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Quadro com exposição de ex-alunos aprovados nos vestibulares dos últimos 3 anos em Medicina, Engenharia, Direito e outros cursos. Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Quadro de servidores do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Sala de aula do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Auditório do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Faixa contra o fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Faixa contra o fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA dando asa boas-vindas à equipe da Secretaria Estadual da Educação. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Alunos com a Bandeira do Estado da Bahia e um quadro do governador Rui Costa e frente do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Divulgação.
Muro frontal do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a adentrar no referido colégio para o registro de imagens. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Portão de entrada do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Muro lateral do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Muro lateral do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Muro lateral do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Ozildo Alves-Blog Velho Chico
Nenhum comentário:
Postar um comentário