A segurança pública em 13 municípios pernambucanos vai receber reforço a partir de 2018. Nesta sexta-feira, o governador Paulo Câmara assinou, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, projetos de lei para a criação de novos batalhões da Polícia Militar, novas Delegacias de Combate ao Narcotráfico e interiorização da Polícia Científica. As medidas integram o Plano de Segurança e reforçam o compromisso do governo no combate à violência e ao crime organizado em Pernambuco. O reforço das políticas de segurança é anunciado dois dias após a divulgação, realizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), do aumento no número de homicídios em Pernambuco.
O governador do estado, Paulo Câmara, afirma que existe um resultado positivo, mas ainda “tímido” perante as novas ações. “A chegada de 1.500 homens e novas viaturas em setembro já tem dado resultado. Esse planejamento havia sido realizado antes mesmo da divulgação dos números de violência apresentados”, defende. A criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), em Itapissuma, do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp), em Petrolina, e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ª CIPM), em Lajedo, são alguns dos reforços traçados nesta ação. De acordo com o secretário da Defesa Social, Antônio de Pádua, engenheiros da SDS estão operando para identificar as necessidades estruturais e se comprometem a entregar em março de 2018. “Vamos diminuir o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) mudando os cenários de violência do agreste à região metropolitana”, afirma.
As delegacias contra narcotráfico têm inauguração prevista em fevereiro de 2018 em nove municípios: Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. “O aumento da violência tem relação direta com o aumento do tráfico de drogas”, aponta o governador. “Precisamos ter um olhar de proteção às nossas fronteiras. As drogas têm entrado facilmente em todo o estado. Essa combate vai de encontro às diretrizes do Pacto pela Vida”, complementa. Cada delegacia de Pernambuco deverá contar com pelo menos um delegado, dois agentes e um escrivão.
Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Arcoverde, Ouricuri e Afogados da Ingazeira serão os municípios contemplados com as novas Unidades de Polícia Científica. Segundo Pádua, “é necessário que haja condições de termos Institutos de Medicina Legal (IML) em todas as cidades para que possam efetivamente atender as vítimas de violência sem precisar enfrentar um grande deslocamento”. Via: Diário de PE.Blog Velho Chico
Nenhum comentário:
Postar um comentário