quarta-feira, 20 de julho de 2016

Pela primeira vez uma mulher assume a presidência da Codevasf.



Kênia Régia Anasenko Marcelino é a nova presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18\07). É a primeira vez em 42 anos de história que a Companhia será comandada por uma mulher, e a primeira vez que uma servidora de carreira assume, sem condição provisória, a presidência da instituição.
Natural de Goianésia (GO), Kênia é zootécnica graduada pela Universidade Católica de Goiás (PUC), mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (DF) e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (MG).
A nova presidente ingressou na empresa por meio de concurso público, em 2003, na função de chefe da Unidade de Bovinocultura de Brasilândia de Minas, vinculada à Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Nesses 13 anos, Kênia atuou como assessora da Presidência da Codevasf, além de ter ocupado o cargo de gerente de Desenvolvimento Territorial da empresa, onde desenvolveu atividades voltadas ao apoio ao desenvolvimento regional, à inclusão produtiva, com a realização de projetos voltados para o fortalecimento da agricultura e pecuária, sobretudo a agricultura familiar.
Desde 2013, ela exercia a função de secretária executiva da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, onde desenvolveu atividades nas áreas de revitalização, saneamento, desenvolvimento territorial, arranjos produtivos locais, produção animal, organização e articulação de produtores, gestão pública, orçamento, planejamento e execução.
Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a Codevasf é uma empresa pública que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
A posse da nova presidente acontece nesta terça-feira (19\07), às 10 h, na sede da Codevasf, em Brasília. O ato, que terá a presença do ministro da Integração, Helder Barbalho, vai marcar a solenidade em comemoração dos 42 anos de atuação da empresa nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará e no Distrito Federal. Na ocasião serão lançados o Novo Plano Nascente São Francisco e Plano Nascente Parnaíba. Blog Velho Chico-Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário