quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE RODELAS DENUNCIA IMPORTAÇÃO DE ÁGUA DE COCO IRREGULAR



Foto de Marcos David.






Marcos David, Secretário de Agricultura de Rodelas, município já conhecido como a Terra do Coco, aponta uma das causas dos baixos preços do coco verde in-natura: a importação da água de coco.

Ele diz que o produto em questão é suposta água de coco. Mas por que suposta água de coco?

Ele esclarece que

· a Camex (Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior) ainda não estabeleceu um código específico (NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul) para importação/exportação de água de coco.
· Os primeiros registros no sistema Alice web de importação do produto suposta água de coco, ocorreram no ano de 2012. Até recentemente, apenas as Filipinas se apresentavam como único exportador para o Brasil; em seguida, a Indonésia também passou a figurar nesse rol e, no mês de agosto de 2017, a Tailândia se incorporou ao grupo.
· Comporta assinalar que desde as primeiras importações brasileiras da suposta água de coco, as Filipinas estiveram presentes em todos os meses; a Indonésia, em alguns deles, enquanto a Tailândia somente apareceu no mês agosto.
· Isso não significa que outros países não tenham exportado esse produto para o Brasil, ou que esses mesmos países não tenham exportado sob outro código, pois, como a Camex não estabeleceu um código específico (NCM) para importação / exportação de água de coco, não é possível assegurar que o produto não tenha entrada sob diversas NCMs.
· As importações entre janeiro e agosto de 2017 foram 20% superiores àquelas ocorridas em igual período do ano de 2016 
Diante disso, ele sugere que seja evitado o consumo da água de coco reconstituída (transformação da água de coco concentrada  em água de coco industrializada), evitando-se assim a desvalorização do produto in-natura. 

(A fonte de informações dos dados foi o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado Alice Web, desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.)

Blog Velho Chico

Nenhum comentário:

Postar um comentário