terça-feira, 25 de outubro de 2016

FORMOSA-BA: CONFIRA COMO FOI A FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA

Neste sábado (22/10), foi realizada na Igreja da Rua Velha (Antiga Formosa), município de Macururé - BA, pelo 4º ano seguido, a Festa de Nossa Senhora da Guia. 
O evento teve início por volta das 19h00min, com um terço ministrado por membras da Comunidade Doce Mãe de Deus, Luciana e Fernanda. Após o terço, Luciana também realizou uma pregação, tendo o auxílio musical das também membras 
da Comunidade Doce Mãe de Deus, Fátima e Patrícia. Na sequência o Padre José Raimundo celebrou uma Missa. Pra encerrar a Festa de Nossa Senhora da Guia, houve divertidos leilões e divertidas brincadeiras, como a do quebra pote e da árvore enfeitada colocada no meio da fogueira, onde vários prêmios são pendurados para a alegria dos participantes que ansiosos, aguardam o momento da queda da árvore.
Idealizada e organizada por Otávio Vieira, família e comunidade, a festa contou com a presença de centenas de pessoas de várias localidades.

A organização agradece a todos pela presença e já convida para o próximo ano.

História
A Antiga Formosa ou Rua Velha (localiza-se há aproximadamente 3 Km de distância da Atual Formosa).
No final da década de 1940, algumas pessoas dessa primeira Formosa decidiram construir a vida nas margens da BR-116 (local da Nova Formosa). Tudo isso associado a um surto de febre tifoide que acabou vitimando algumas pessoas. A população, praticamente em toda a sua totalidade, decidiu ir embora, a minoria saiu da região e a grande maioria para a Nova Formosa, fazendo com que mais construções fossem erguidas naquele novo local, surgindo então casas de moradia e estabelecimentos comerciais.
Essa igreja, acima citada, foi construída em 1888, por Ângelo Reis, sendo ela uma das poucas construções que restou da Antiga Formosa.

FONTE: PORTAL FORMOSA - 24/10/2016

BLOG VELHO CHICO - MARCOS OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário